Portugueses na Polónia – Torun 2015

Conforme tínhamos previsto foram 3 as maneiras que os portugueses usaram para chegarem à Polónia e participarem no 21º ENCONTRO MUNDIAL 2CV em Torun, Polónia:

  • Viagem no seu 2 CV ou derivado, ida e volta, em pequenos grupos ou isoladamente.
  • Viagem de avião só ida até Berlin, indo o 2 CV num camião porta automóveis, 11 carros. Regresso a rodar.
  • Viagem de avião a Varsóvia, ida e volta, com Rent-A-Car.

O que não tínhamos previsto foi o que aconteceu, cerca de 2 semanas antes, ao sócio do C2CVDP, António Pinheiro, um dos mais entusiastas deste Mundial 2CV.
Adquiriu um motor novo para o seu 2 CV e com o seu amigo Cesar, foram testá-lo ao Algarve. No regresso, na A2, o 2CV foi violentamente abalroado, com a sua destruição, várias lesões sofridas em ambos, com destaque para uma fratura na coluna vertebral, ao nível da D10 em António Pinheiro, de que ainda recupera. Força Nicha !

Tirando alguns furos, mais nada de relevante aconteceu à comitiva lusa.

2CV Poland 2015

Todos estão aí, prontos para o próximo MUNDIAL 2CV, que, como TODOS já bem sabem, vai-se realizar cá, no nosso PORTUGAL.
Se não for antes encontramo-nos TODOS em Mafra, Ericeira, de 25 a 31 de Julho de 2017 !

Para mim e para a minha companheira de sempre, Maria de Lourdes, foi o nosso 17º Mundial 2CV (falhámos o 1º na Finlândia em 1975 por desconhecimento, o 3º na Dinamarca em 1979 por gravidez e nascimento do André, o 4º na Bélgica em 1981 por o André ser ainda muito bébé e o 11º na Eslovénia em 1995 por mudança para a nossa atual casa).

Já li as reportagens do evento publicadas nas 3 revistas de referencia (2CV Magazine, Planet 2CV e Deuche) mas não me sinto influenciado pelos seus autores.
A Polónia aprendeu muito bem a lição, que estudou desde 2009, na República Checa, onde foi já candidata e perdeu para a Espanha.
Aprendeu o que não deve ser feito, com os erros dos outros, mas discordo da 2CV Magazine, que achou o 21º Mundial 2CV genial, sem falhas.

A área de camping, terreno plano de um aeródromo, sem uma única sombra era enorme, preparado para receber o dobro dos carros que participaram ( 2 672 veículos oficialmente inscritos, sendo que muitos não acamparam no local).
Havia água quente para o duche a qualquer hora e pão fresco desde as 7h da manhã, todos os dias­, no local.

2CV Poland 2015

O Encontro dividia-se na prática por 3 locais, com 3 entradas por 3 estradas bem distintas e muito distantes umas das outras, muito mal sinalizadas e só controladas verdadeiramente no 1º dia, o que se verificou na prática falível no controle das mesmas entradas…

Do Programa Oficial, bem pobre, sem nenhum Concurso de Elegância 2CV, sem Concurso de Desmontagem/Montagem 2CV, sem Demostração de PopCross, etc, o que posso falar foi da participação épica dos Portugueses na Polónia.
De acordo com o Programa fomos por 2 vezes ao Palco, na noite de 5ª Feira, 30/07, apresentar em grande o Programa do 22º Mundial 2CV2017 em Mafra, Ericeira.
Aí, a participação portuguesa foi um grande espetáculo, pois muitos de nós lá estivemos com uma bandeira numa das mãos e, por ideia da Lourdes, 3 balões com as nossas cores na outra, no que resultou numa coreografia fantástica.
Na noite de Sábado, 02/08, fomos receber a passagem do testemunho, o Estandarte de organizadores do próximo.

2CV Poland 2015

Em termos nacionais tivemos o nosso grande ponto alto, mais uma vez o nosso muito nobre Almoço de Bacalhau, dia 30/07, num sítio magnifico, em que foi possível estarmos juntos em maioria, convivemos, manifestámos o nosso voto para o país organizador do 23º Mundial 2CV em 2019, Itália ou Croácia, tendo sido esta a vencedora, a nível nacional e mais tarde, a nível geral.
De salientar que nos abrilhantou com a sua presença o Vice-Diretor do Evento e a sua esposa, que já conhecíamos desde Alcañiz, no 20º Mundial 2CV em 2013.
Uma belíssima estreia no nosso bacalhau!

Também em termos nacionais, mas mais concretamente em nome da Associação 2CVPORTUGAL2017, a nossa “Missão Polónia”, foi muito bem conseguida, além da grande divulgação de Portugal, o nosso espaço vendeu 200 T-Shirts em 24h e inscreveu 111 carros para a 2CV Ericeira 2017!!!

2CV Poland 2015

 

Saudações Mundialistas,
Rogério Soares

Leave a Reply

Your email address will not be published.